sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Receitas dos Melhores Sanduíches

Ficou pronto o livro "Receitas dos melhores sanduíches", com as produções de texto dos alunos da sala 19 da E M Padre Henrique Brandão. Vale a pena conferir!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Os melhores sanduíches da sala 19

Fizemos uma produção de texto, sugerida pelo livro didático, na qual os alunos deveriam escrever uma receita (seguindo todos os passos para uma receita: utensílios, ingredientes e modo de fazer). Combinamos que cada aluno iria escrever a receita do sanduíche que mais gostava... Ficou muito legal! Os alunos escreveram a receita e entregaram para a correção. No dia seguinte, xeroquei a receita produzida pelo aluno Emerson para toda a turma, por ter sido o texto mais completo e correto. Após a leitura do texto produzido pelo Emerson, cada aluno recebeu o seu texto para ser completado e corrigido (os erros ortográficos estavam sinalizados para serem corrigidos também). Em seguida, pedi para os alunos fazerem o desenho para ilustrar as receitas. As receitas foram digitadas, alguns desenhos foram selecionados para ilustrar as receitas e para fazer a capa do nosso "Livro de receitas dos melhores sanduíches da sala 19. Em breve, publicarei o livro aqui no blog. Por enquanto, vou deixar os melhores desenhos dos alunos...

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Lista de softwares e sites educativos

Na E M Padre Henrique Brandão, temos uma sala de informática que podemos agendar e levar os alunos para realizar atividades pedagógicas. As máquinas já possuem grande número de jogos pedagógicos que temos que conhecer e explorar para planejar uma atividade para os alunos. Porém, sempre precisamos de novidades... Encontrei no blog UCA-SP uma lista de sites e jogos educativos com muitas sugestões para a utilização nas salas de informática das escolas. O link é:


Vale a pena conhecer!

Projeto contos populares

Estamos trabalhando com o projeto contos populares com os alunos do 2º ano do 1º ciclo. Planejamos diversas atividades para trabalhar os contos e as características desses textos com alunos, além de trabalhar a riqueza e o lado lúdico desses textos. Estamos utilizando vídeos encontrados no YouTube, contação de histórias (para a nossa sorte temos uma professora contadora de histórias maravilhosa), textos e atividades encontradas em blogs educativos e livros literários que abordam o tema, pesquisas em sites educativos. Fizemos um roteiro de pesquisa, onde o aluno deverá encontrar um conto popular no seu meio familiar... O melhor conto será apresentado no dia do "Chá com histórias", onde o responsável por narrar o conto para o aluno será convidado a contar a história para a sala toda.

Para conhecer o projeto clique no link abaixo: